pt_BR


Estas notas de lançamento documentam o que sabemos com o Ubuntu 8.10 e seus variantes.

Requisitos do sistema

Os requisitos mínimos de memória para o Ubuntu 8.10 são 256 MB de RAM. (Note que em alguns sistemas toda a memória pode não estar disponível devido ao uso pela placa de vídeo.)

Somente com a quantidade mínima de memória disponível, o processo de instalação levará mais tempo do que o normal mas vai ser completado com sucesso, e o sistema vai rodar adequadamente, uma vez instalado. Sistemas com pouca memória podem fazer uso do desktop CD para instalar selecionando-se a opção "Instalar o Ubuntu", no menu de início para executar o instalador, de forma diferente da que inicia o ambiente gráfico ao selecionar-se a opção "Tentar o Ubuntu sem qualquer modificação em seu computador".

Instalação

Pacotes recomendados instalados por padrão

Em acordo com o Manual de políticas do Debian (que reza: "O campo 'Recomendados' deve listar pacotes que poderiam ser encontrados juntos com este em todas, mas não instalações incomuns), o sistema de gerenciamento de pacotes agora instala os pacotes listados no campo 'Recomendados:' de outros pacotes instalados bem como 'Depende de:' por padrão. Se você quer evitar isso para pacotes específicos, apt-get --no-install-recommends; se você quiser manter isto de forma permanente, atribua APT::Install-Recommends "false"; no arquivo /etc/apt/apt.conf. Saiba que isso pode resultar em características perdidas em alguns programas.

Início lento para o passo "Selecionar e instalar software" no instalador em modo-texto

O passo "Selecionar e instalar software" na instalação por CD em modo-texto pode parecer travar a uma porcentagem de um simples-dígito. Iste é o caso particular de instalações por rede, onde não haverá atualizações da barra de progresso até enquanto é feito o download dos pacotes. Isto é devido a uma falha na interação entre o instalador e o apt-get, que foi diagnosticada muito tarde para ser corrigida para este lançamento do Ubuntu 8.10: bug 290234.

Você pode saber se o instalador está funcionando corretamente, pressionando Alt+F4 para alternar para o console de registro de operações; Alt-F1 alterna novamente para o instalador principal. (Se você está instalando no QEMU ou KVM, tome o cuidado de pressionar Ctrl+Alt ou clicar na janela para que o emulador ganhe o foco do teclado antes de pressionar Alt-F4, senão você fechará o emulador!)

oem-config falha ao manipular alguns idiomas corretamente

A ferramenta de configuração de usuário final OEM não manipula corretamente a seleção de idiomas que não usam os conjuntos de caracteres ASCII ou ISO-8859-1 e o usuário final acabará ficando sem localização de pois de selecionar tais idiomas (bug 290580). A lista de idiomas bonzinhos é esta: Basco, Catalão, Dinamarquês, Irlandês, Inglês, Finlandês, Francês, Galício, Alemão, Indonésio, Italiano, Samoa do Norte, Norueguês Bokmål, Norueguês Nynorsk, Português, Português (Brasil), Espanhol, Suíço, Tagalo.

Por enquanto, OEMs afetados por este problema podem aplicar esta affected correção (a parte scripts/tzsetup) para o arquivo /usr/lib/oem-config/timezone/tzsetup antes de executar "Preparar para remeter ao usuário final". Nós esperamos lançar uma atualização para isso oportunamente, que será instalável pelo sistema de empacotamento normal no mesmo estágio.

Disco(s)-rígido(s) potencialmente não mostrados ao usar a instalação no modo Live CD

Se um usuário navega disco(s)-rígido(s) no modo Live CD antes de escolher a instalação, o Ubiquity não permitirá que se instale nesse(s) disco(s). É necessário eliminar isso, assim como você não pode aplicar o particionamento para qualquer disco com partições ocupadas (montadas). Para usar um disco montado para instalação, desmonte-o antes de tentar instalar.

Atualizando

Usuários do Ubuntu 8.04 LTS podem atualizar para o Ubuntu 8.10 através de um conveniente processo automatizado. Usuários de antigas versões do Ubuntu necessitam atualizar para o Ubuntu 8.04 LTS primeiro, e então atualizar para o 8.10. Instruções completas podem ser encontradas em http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading.

Suporte a placas de vídeo nVidia "legadas"

As séries 71 e 96 dos drivers proprietários nVidia, como os providos pelos pacotes nvidia-glx-legacy e nvidia-glx no Ubuntu 8.04 LTS, não são compatíveis com o X.Org incluído no Ubuntu 8.10. Usuários com os chipsets nVidia TNT, TNT2, TNT Ultra, GeForce, GeForce2, GeForce3, e GeForce4 são afetados e serão levados portanto, a atualizar para o driver livre nv. Este driver não suporta aceleração 3D.

Usuários de outros chipsets nVidia que são suportados pelas séries de drivers 173 ou 177 serão levados a instalar os pacotes nvidia-glx-173 ou nvidia-glx-177. Porém, ao contrário dos drivers 96 e 71, os drivers 173 e 177 são somente compatíveis com CPUs que suportam SSE (Ex: Intel Pentium III, AMD Athlon XP ou mais novo). Sistemas com CPUs antigas também serão levados a instalar o driver nv ao efetuar a atualização.

Dispositivos de entrada do X.Org

O arquivo de configuração do X.Org (/etc/X11/xorg.conf) ainda tem as entradas InputDevice para mouse e teclado, mas elas são ignoradas agora por causa do uso do método de entrada input-hotplug. As configurações do teclado agora vem do /etc/default/console-setup; para mudá-las, por gentileza, use o comando sudo dpkg-reconfigure console-setup. Depois disso, a HAL e o X necessitam ser reiniciados (Ex: reiniciando seu sistema).

Incompatibilidade do evdev xmodmap no X.Org

Os códigos de teclas do X gerados com o novo driver evdev no X.Org 1.5 não são compatíveis com as geradas no Ubuntu 8.04 LTS e anteriores. Se você tem teclas configuradas para seu usuário com um arquivo ~/.Xmodmap, você necessita converter ou desabilitá-las manualmente na atualização.

Suporte ao kernel real-time no UbuntuStudio

A variante de kernel real-time kernel incluída no Ubuntu 8.10 não inclui suporte a SMP. Usuários do UbuntuStudio 8.04 que necessitam de suporte ao kernel real-time para dual-core, dual-processor, ou configurações SMP mais complexas são advertidos a não atualizarem para o UbuntuStudio 8.10 por enquanto.

Suporte a teclas-de-atalho nos laptops Toshiba

O driver de kernel tlsup incluído no Linux 2.6.27 para suporte a laptops Toshiba não é compatível com o modelo de eventos do X.Org 1.5, como resultado disso, as teclas-de-atalho nesses laptops não tem função no Ubuntu 8.10. Isto será corrigido em uma atualização de lançamento posterior do kernel para reintroduzir o driver toshiba_acpi.

Falhas de início em sistemas com placas-mãe Intel D945

Se esta falha relatada ocorrer, o sistema vai cair em um shell busybox initramfs com uma mensagem de erro "Desistiu de esperar pelo dispositivo root.". Aguarde um minuto ou dois e então saia do shell initramfs digitando 'exit'. O reinício deve prosseguir normalmente. Se ele não esperar um pouco mais e tentar novamente. Uma vez que o sistema inicia, edite o arquivo /boot/grub/menu.lst e adicione rootdelay=90 para o kernel stanza de seu kernel atual.(bug 290153).

Outras situações conhecidas

Travamentos do sistema com dispositivo sem-fio Intel 4965

A versão do driver sem-fio iwlagn para chipsets Intel 4965 incluída na versão 2.6.27 do kernel do Linux causa kernel panics quando usada com redes 802.11n ou 802.11g. Usuários afetados por esse problema podem instalar o pacote linux-backports-modules-intrepid, para instalar uma nova versão desse driver que corrige esse bug. (Porque a correção que sabemos requer uma nova versão do driver, e não esperamos ser possível incluir essa correção no pacote principal do kernel.)

Impossível reativar acesso sem-fio com dispositivos Intel 3945/4965 se a opção de início com killswitch estiver habilitada

Em laptops com os chipsets para rede sem-fio Intel 3945 ou Intel 4965 e um killswitch para a antena, iniciar o sistema com o killswitch habilitado (Ex: com acesso sem-fio desabilitado) irá prevenir a reabilitação do acesso sem-fio pressionando o killswitch. Com uma correção, usuários devem iniciar o sistema com o killswitch desabilitado. Uma atualização futura do kernel é esperada para corrigir esse problema.

Driver sem-fio Atheros ath5k não habilitado por padrão

A versão do driver ath5k para dispositivos sem fio Atheros, incluída no 2.6.27 interfere com o uso do driver madwifi em alguns dispositivos e como resultado disso, foi desabilitado por padrão. Muitos chipsets Atheros vão operar corretamente com o driver madwifi, mas alguns chipsets mais novos podem não funcionar, e o driver madwifi pode não operar com autenticação WPA. Se você tem um dispositivo Atheros que não opera com madwifi você poderá instalar o pacote linux-backports-modules-intrepid-generic, que inclui uma versão atualizada do driver ath5k. Embora não instalada por padrão, este pacote linux-backports-modules-intrepid-generic é incluído nas imagens dos CD's e DVD's do Ubuntu 8.10 para fácil instalação.

Ordem de início usando iSCSI

Sistemas de arquivos hospedados em dispositivos iSCSI podem não ser montados automaticamente no início, mesmo se eles tem uma entrada no arquivo /etc/fstab, se uma interface Ethernet em modo brigded ou bonded é necessária para alcançar o alvo iSCSI. Como um meio de contornar isso, você teria que reiniciar o serviço open-iscsi e manualmente montar o sistema de arquivo em questão depois do início do sistema, uma vez que a interface de rede necessária tenha sido iniciada. Sistemas equipados com uma interface Ethernet simples não são afetados.

Veja bug #227848.

Acesso sem-fio não funciona depois de suspender usando o driver ath_pci

Dispositivos de acesso sem-fio que usam o driver de kernel ath_pci, como a placa de rede sem-fio Atheros AR5212, não conseguirão se conectar à rede depois de usar o modo de hibernação e retorno. Para contornar este problema, os usuários podem criar um arquivo /etc/pm/config.d/madwifi contendo a simples linha:

   SUSPEND_MODULES=ath_pci

Isso vai fazer com que o módulo seja descarregado antes da hibernação e ser recarregado no retorno.

Sistemas instalados das imagens de pré-lançamento diárias podem estar com problemas

Um bug presente nas imagens desktop de pré-lançamentos diários causaram a perda do suporte a alguns arquivos relacionados ao suporte de idiomas instalados em alguns sistemas. A desinstalação e reinstalação dos pacotes de suporte a idiomas deve corrigir esse problema.

Este problema não afeta usuários que instalaram o Ubuntu 8.10 Beta ou Release Candidate.

Suporte Bluetooth no Kubuntu

Bluetooth não é suportado no Kubuntu 8.10 porque o KDE ainda não tem suporte à pilha do bluez 4.x necessária para compatibilidade com o kernel usado no 8.10. Uma correção está sendo estudada como uma atualização de pós-lançamento. (bug 280997)

KNetworkManager não pode gerenciar conexões com IPs estáticos

KNetworkManager no Kubuntu 8.10 algumas vezes falha com conexões de rede que necessitam de configuração de endereços IP estáticos (bug 280762). Conexões que usam DHCP para configuração de endereços IP não são afetados por este problema.

Impossível iniciar sessão depois de atualizar o Kubuntu 8.04 KDE 4 Remix

Depois de uma atualização do Kubuntu 8.04 KDE 4 Remix, o início de sessão vai retornar o diretório para a tela de início de sessão novamente. O link alternativo para o x-session-manager não está corretamente atualizado. Selecione "KDE" do Menu Sessão antes de iniciar a sessão e corrija com o comando update-alternatives --set x-session-manager /usr/bin/startkde. (bug 281950).

IntrepidReleaseNotes/pt_BR (last edited 2008-10-30 02:00:15 by 201-43-55-120)