pt_BR

Revision 26 as of 2009-04-17 19:43:32

Clear message


Estas notas de versão são um documento com questões conhecidas sobre o Ubuntu 9.04 e suas variantes.

Requisitos do sistema

O requisito mínimo de memória para Ubuntu 9.04 é de 256 MB de memória. Se o seu computador tem apenas a quantidade mínima de memória, o processo de instalação irá demorar mais do que o normal, mas será concluído com êxito e o sistema irá funcionar de forma adequada uma vez instalado.

Sistemas com menos memória serão capazes de selecionar "Instalar o Ubuntu" no menu de inicialização para executar apenas o instalador, em vez de toda a área de trabalho.

Instalação

Pacotes recomendados instalados por padrão

De acordo com o Manual de Políticas Debian (que diz "O domínio 'recomendado' deverá listar os pacotes que podem ser encontrados juntamente nessa e em todas instalações não usuais"), o sistema gestor de pacotes agora instala pacotes listados nas recomendações: domínios de outros pacotes instalados como suas dependências, por padrão. Se você deseja evitar isso para pacotes específicos, utilize apt-get --no-install-recommends; se você deseja fazer isso permanente, estabeleça APT::Install-Recommends "false"; em /etc/apt/apt.conf. Esteja ciente que isso pode resultar em recursos ausentes em alguns programas.

(Essas alterações foram feitas no Ubuntu 8.10.)

Atualização

Usuários do Ubuntu 8.10 podem atualizar para o Ubuntu 9.04 por um conveniente processo automatizado. Usuários de versões mais antigas do Ubuntu necessitam atualizar para o Ubuntu 8.10 primeiro, e então para 9.04. Intruções completas podem ser encontradas em http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading.

Usuários Kubuntu podem atualizar diretamente do Kubuntu 8.04 para Kubuntu 9.04. Usuários que atualizam desse são também aconselhados a ler as notas de versão para Ubuntu 8.10, cujas questões decritas serão também aplicáveis.

Falhas de inicialização em sistemas com placa-mãe Intel D945

Usuários tem relatado a detecção de discos rígidos SATA mais lenta que o normal em sistemas com placa-mãe Intel D945 no Ubuntu 9.04. Isso pode fazer com que o sistema caia para um shell busybox initramfs na inicialização com um erro "Desistiu-se de esperar pelo dispositivo raiz.". Espere um minuto ou dois a então saia do shell initramfs digitando 'exit'. A inicialização deverá prosseguir normalmente. Se isso não ocorrer, aguarde mais um pouco e tente novamente. Um vez que inicie, edite /boot/grub/menu.lst e adicione rootdelay=90 para a instância kernel do seu atual kernel. (Bug 290153).

Atualizações a partir do beta podem usar LABEL= no /etc/fstab

Sistemas instalados usando Jaunty Alpha 5, Jaunty Alpha 6, ou o Ubuntu 9.04 beta podem usar a sintaxe LABEL= em /etc/fstab para identificar sistemas de arquivos. Isso pode causar comportamento inesperado se depois outro disco (como uma unidade USB) é adicionado contendo sistemas de arquivos com rótulos conflitantes. A menos que você tenha certeza que é isso que você pretende, nós recomendamos que você altere para usar identificadores universais unicos (UUIDs).

Por exemplo, se um sistema de arquivos é identificado como LABEL=home no /etc/fstab, você pode encontrar o UUID do seguinte modo:

blkid -o value -s UUID -l -t LABEL=home

Você pode substituir LABEL=home com UUID=saída, onde saída é a saída do blkid.

Sistemas instalados usando uma versão candidata ou uma versão final do Ubuntu 9.04 não possuem esse problema.

Atualizações a partir dos alphas de maio necessitam re-encriptação do diretório home encriptado

Usuários que estavam utilizando eCryptfs nos marcos Jaunty Alpha são aconselhados para re-encriptar qualquer arquivo encriptado. Uma atualização com o bug do kernel 2.6.28 causou a escrita em cabeçalhos de arquivos encriptados com eCryptfs com memória aleatória do kernel. A correção foi aplicada e implementada para usuários Ubuntu no kernel do Jaunty RC. Usuários Ubuntu eCryptfs rodando esse kernel devem re-encriptar cada arquivo encriptado usando /usr/bin/ecryptfs-rewrite-file. Para mais informações, por favor, veja ecryptfs-rewrite-file(1). Ver Bug 345544.

Atualizações a partir do Ubuntu 8.10 podem ter o lilo instalado

Sistemas Ubuntu 8.10 instalados a partir do CD de área de trabalho, por engano, tem o pacote lilo instalado bem como o grub, embora grub seja usado para inicializar. Se você usa o recomendado gestor de atualização com o metódo de atualização, o pacote lilo será removido se ele aparentemente não esteja sendo utilizado. Se você está atualizando usando algum outro método e está certo que você usa apenas o carregador de inicialização GRUB, então nós recomendamos que você remova o pacote lilo manualmente. Bug 314004

Configurando domínio regulador wireless via opção módulo não mais suportada

Ubuntu 9.04 habilita o framework regulador wireless CRDA para controlar quais canais wireless são utilizáveis e visíveis em um determinado lugar. Se você previamente já utilizou a opção módulo semelhante ao abaixo em /etc/modprobe.d/options para permitir o acesso a certos canais em sua localidade, então você pode achar que o wireless não funciona como um todo:

  • options cfg80211 ieee80211_regdom=EU

Você deve remover essa opção módulo do kernel na atualização para Ubuntu 9.04 e usar o comando iw reg.

Applet de gestão de redes necessita ser re-adicionado na atualização do Kubuntu

Quando atualizado a partir do Kubuntu 8.10, o novo applet de gestão de rede precisa ser adicionado ao painel manualmente. (Bug 349066)

../plasma-1.png

../plasma-2.png

../plasma-3.png

Clique no ícone Plama no inferior direito.

Clique em Adicionar Widget.

Duplo clique em gestão de redes.

Ctrl-Alt-Backspace desabilitado por padrão no Xorg

A combinação de teclas Ctrl-Alt-Backspace para forçar a reinicialização do X está desabilitada por padrão agora para eliminar o problema de acidentalmente acionar a combinação de teclas. Usuários que desejam essa função podem a habilitar nos seus xorg.conf ou rodando o comando dontzap --disable.

Mudança na notificação de atualizações disponíveis

Ubuntu 9.04 introduz uma mudança para manipulação de atualizações de pacotes rodando update-manager diretamente em vez de exibir um ícone de notificação no painel GNOME. Usuários ainda serão notificados sobre atualizações de segurança em uma base diária, mas - para atualizações que não são relatadas como de segurança - eles apenas serão notificados semanalmente.

Usuários que desejem continuar recebendo notificações de atualização da maneira anterior podem restaurar o comportamento anterior usando o seguinte comando:

gconftool -s --type bool /apps/update-notifier/auto_launch false

Outras questões conhecidas

Regressão de desempenho em placas de vídeo Intel

Usuários de chipsets de vídeo Intel tem relatado regressões em desempenho no Ubuntu 8.10 comparado com versões anteriores (bug 252094). Muitas dessas questões tem sido resolvidas no Ubuntu 9.04, porém algumas permanecem.

  • Alguns usuários tem tido melhor desempenho utilizando a migração heurística "greedy". Isso pode ser feito rodando "sudo gedit /etc/X11/xorg.conf", e adicionando Option "MigrationHeuristic" "greedy" na seção Device do seu xorg.conf.

  • Alternativamente, uma nova experimental opção arquitetonica de aceleração, "DRI2/UXA", está disponível para usuários dos gráficos Intel nosso teste que tem fornecido melhorias significativas de desempenho em alguns casos, mas também mostrou risco de graves problemas de estabilidade. Você pode optar por habilitar isso rodando "sudo gedit /etc/X11/xorg.conf", e adicionando Option "AccelMethod" "UXA" à seção Device do seu xorg.conf. Usuários que desejam maximizar a estabilidade devem ficar com o método padrão de aceleração, "EXA".

    Warning /!\ Em algum casos levará o ambiente gráfico não iniciar totalmente ou tornar-se inteiramente inutilizável. Nesse caso, inicie no modo de recuperação ou pressione Ctrl+Alt+F2 e autentique-se no console texto e utilize sudo nano /etc/X11/xorg.conf para reverter a opção UXA.

  • Se nenhuma das opções acima ajudar, alguns usuários relatam sucesso usando uma versão antiga do driver.

Tela congeral com placas de vídeo Intel

Usuários de chipsets de vídeo Intel relataram que a tela congela alguns minutos depois de retornar a partir de suspenso ou hibernado (bug 339091), ou sob outras circunstancias. Em muitos casos, foi relatado como ajuda, desligandar os efeitos da área de trabalho em Sistema → Preferências → Aparência.

Se isso ainda ocorrer sem os efeitos da área de trabalho, você pode adicionar Option "DRI" "off" na seção Device do /etc/X11/xorg.conf, como descrito acima. Isso desabilitará a aceleração 3D e os efeitos da área de trabalho, mas fará suspender trabalhos novamente e também evitar muitos tipos de falhas.

Travamento ao deletar arquivos a partir de um sistema de arquivos ext4

Em alguns casos, deletar arquivo a partir de um sistema de arquivos ext4 é realatado como causador de leves travamentos no kernel (330824). Investigações sobre esse problema estão em curso e é experado que uma correção para esse problema esteja disponível como uma atualização pós-versão. Para evitar esse problema, usuários podem desejar instalar o sistema de arquivos padrão ext3 e converter seus sistemas de arquivos para ext4 (como documentado na wiki ext4) até que a correção esteja disponível.

Mudando para ext4 requer atualização manual do grub

Se você optar por atualizar seu sistema de arquivos de / ou /boot no lugar de ext2 ou ext3 para ext4 (como documentado na wiki ext4), então você precisa then também usar o comando grub-install depois de atualizar para Ubuntu 9.04 para reinstalar seu carregador de inicialização. Se você não fizer isso, então a versão instalada do GRUB no seu setor de inicialização não estará disponível para ler o kernel do sistema de arquivos ext4 e o seu sistema falhará ao inicializar.

Ocasionais travamentos possíveis na arquitetura ARM

A porta ARM atualmente não suporta o sistema syscalls ppoll() e pselect(), o que irá algumas vezes causar falhas ao montar o sistema de arquivos raiz na inicialização. Essa é condição espontanea e, retentando, a inicialização usualmente limpa o problema. O trabalho de adicionar o syscalls está atualmente em curso e será entregue como uma atualização para o kernel do Ubuntu 9.04 algum tempo após a versão.