Bem-vindo às notícias semanais do Ubuntu, Edição 76, referente à semana do 27 de Janeiro ao 2 de Fevereiro de 2008.

Traduções das notícias semanais

Nessa Edição

Notícias Gerais da Comunidade

Hardy Alpha 4 Liberado

O Alpha 4 é o quarto em uma série de imagens de CD que serão liberados durante o ciclo de desenvolvimento do Hardy. As imagens Alpha são comunmente conhecidas por serem livres de bugs sérios no CD ou no instalador. O Alpha 4 inclui uma série de novas características que estão prontas para testes em larga escala. Mais informações sobre as mudanças no Ubuntu em http://www.ubuntu.com/testing/hardy/alpha4 e mais informações sobre mudanças no Kubuntu em https://wiki.kubuntu.org/HardyHeron/Alpha4/Kubuntu . Versões de teste do Hardy não são encorajadas para ninguém necessitante de um sistema estável, ou para qualuer que não esteja confortável com instabilidades ocasionais, ou mesmo freqüentes.

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-devel-announce/2008-February/000373.html

Equipe do Ubuntu Server se foca no KVM

O KVM (Kernel-based Virtual Machine, ou Máquina Virtual baseada no Kernel) será a ferramenta de virtualização escolhida para a versão LTS que se aproxima. O KVM funciona em harware x86 compatível com extenções de virtualização (Intel VT ou AMD-V), usando uma versão modificada do QEMU. O Ubuntu 8.04 também incluirá ferramentas de administração do KVM. Para maiores informações sobre o KVM, veja a entrevista abaixo com Soren Hansen, especialista de virtualização da Equipe Ubuntu Server.

Novos Banners do Ubuntu em Websites

Depois do sucesso da campanha de Natal do Ubuntu, Philip Newborough nos provê novos banners para promover o Ubuntu e o Software Livre em blogs e websites. São imagens de qualidade e apelativas, que direcionam ao endereço http://www.ubuntu.com/getubuntu. Os banners estão disponíveis em Sérvio, Russo, Turco, Francês, Polonês, Romeno, Japonês, Holandês, Italiano, Português e Espanhol. Visite o site e pegue o seu agora: http://crunchbang.org/archives/2008/01/25/random-ubuntu-advocacy/ (link em inglês)

Novos MOTUs e resultados das Eleições do Conselho

[1] https://launchpad.net/people/persia (link em inglês)

[2] http://launchpad.net/~nixternal (link em inglês)

Hug Day, 5 de Fevereiro de 2008

Se passaram dois meses desde quando o time de desenvolvedores olharam os bugs sem pacote definido, e os números estão aumentando novamente! Então junte-se ao time no próximo Hug Day, na Quarta-Feira dia 5 de Fevereiro! Eles focarão-se em bugs que não têm um pacote assinalado. Sinta-se livre para começar cedo! O objetivo do time é conseguir lidar com todos os bugs listados em

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-devel-announce/2008-February/000372.html (link em inglês)

Entrevista: Soren Hansen na KVM

Pergunta: Quem é você?

O básico: Meu nome é Soren Hansen, tenho 26 anos, e trabalho na Canonical como especialista em virtualização na equipe Ubuntu Server.

Pergunta: Quando e por quê a virtualização se tornou prioridade para a equipe de servidores?

A virtualização esteve em nossas agendas por um longo tempo, mas tornou-se alta prioridade na UDS (Ubuntu Developer Summit) em novembro. Nós pudemos ver que a demanda estava crescendo e olhamos para as opções disponíveis (KVM, Xen, OpenVZ, QEmu+kqemu, VirtualBox, etc.) e descobrimos que o KVM seria o melhor para nós neste momento e seguimos com ele.

Pergunta: O que é virtualização e KVM exatamente? Como os usuários serão impactados?

Bem, para o lançamento do Hardy Heron, nós realmente pegamos a "bola" da virtualização. A virtualização está fazendo o seu caminho nos data centers e entre as workstations de desenvolvedores em todos os lugares. Até os usuários comuns estão usando para rodar Ubuntu no Mac OSX o tempo todo.

Nós escolhemos o KVM como nosso principal foco para virtualização. KVM é uma versão especial do QEMU que utiliza novas extensões de virtualização, no qual ambas Intel e AMD, adicionaram-nas aos seus novos modelos de processadores.

O KVM permite a você rodar um completo sistema operacional para PC como um processo no seu sistema operacional Ubuntu. Isto é conhecido como máquina virtual ou VM (Virtual Machine ou Máquina Virtual) para encurtar. Como usuário, você pode rodar a próxima versão do Ubuntu como teste antes de fazer a atualização para o sistema operacional real. Como desenvolvedor, você pode utilizá-lo para trabalhar com o kernel sem ter que reiniciar o sistema principal toda a hora. Como um administrador de sistemas, você pode utilizá-lo para manter seus serviços separados de seus servidores.

Por exemplo, você pode ter seu servidor de banco de dados em uma VM, seu servidor web em outra, servidor de e-mails em outra, etc. Todos rodando na mesma máquina física. Isto pode soar meio sem sentido, mas os benefícios é que você pode ter essas coisas rodando por um tempo até que cresçam e migrem para um servidor físico para o qual você poderá mover alguns deles para máquina dedicadas ou talvez todos para um servidor mais potente. O sistema dentro da VM reconhece como se nada foi alterado, fazendo com que a migração seja tranquila. Em alguns casos é até possível migrar a VM para outra máquina física sem mesmo desligá-la. É meio complicado fazê-lo, portanto eu não recomendo fazer isso por enquanto a não ser que você realmente saiba o que está fazendo. Isto poderá ficar melhor antes mesmo do lançamento do Hardy. Somente o tempo dirá Smile :)

Pergunta: Quais são as ferramentas disponíveis para gerenciar o KVM (GUI e CLI)?

Bem, no centro de nossa livraria de virtualização é -- obiviamente -- KVM. Por cima dela, temos a libvirt. Libvirt é um sistema de gerenciamento para inúmeras diferentes tecnologias de virtualização, dentre estes os mais interessantes Xen e KVM. Por várias razões técnicas (vou lhe poupar os detalhes), é muito prático ter o KVM sendo gerenciado por um processo duradouro. Isto é o que o libvirtd faz. Ele roda em background (é nada mais do que um daemon) e segue você para conectá-lo com variados frontends. Um desses frontends é o virsh. Se você é um membro do grupo libvirtd e executa o virsh com "virsh -c qemu:///system", você se conecta ao amplo sistema libvirtd daemon e pode definir novas máquinas virtuais, para ou iniciar as existentes, etc. Virsh não é muito amigável, de qualquer forma, para isso temos o virt-manager. virt-manager é um frontend gráfico para gerenciar as instâncias KVM. Permite você a configurar novas máquinas virtuais, ver quais estão rodando, quanto da CPU estão consumindo. É tudo muito bom.

Na Imprensa

Na Blogosfera

Em Outros Meios

Lançamento de Distribuições

Shift Linux 0.6.2 - Barney Tormey anuncia o lançamento do Shift Linux 0.6.2, uma distribuição baseada no Ubuntu desenvolvida pela comunidade Neowin.net. Existem três edições lançadas agora: Shift Linux 0.6.2 Gnome, Shift Linux 0.6.2 KDE4 e Shift Linux 0.6.2 Lite (para computadores mais antigos). Todas as três versões do Shift Linux 0.6.2 são totalmente instaláveis (testado e verificado). Esta versão incorpora o Firefox 3 (GranParadiso), OpenOffice.org, novos temas e instalador testado. Esta é uma versão de transição do Shift para o Morphix. http://distrowatch.com/?newsid=04724 (link em inglês)

Próximos Eventos e Encontros

Sábado, 9 de fevereiro de 2008

Estande na Southern California Linux Expo

Domingo, 10 de fevereiro de 2008

Estande na Southern California Linux Expo

Atualizações e Segurança para 6.06, 6.10, 7.04 e 7.10

Atualizações de Segurança

Atualizações do Ubuntu 6.06 LTS

Atualizações do Ubuntu 6.10

Atualizações do Ubuntu 7.04

Atualizações do Ubuntu 7.10

Estatísticas de "Bug"

Como sempre, o Esquadrão de Bugs necessita de mais ajuda. Se quiser ajudar, por favor acesse https://wiki.ubuntu.com/BugSquad (link em inglês)

Estatísticas de Tradução

  1. Espanhol (12414) -3 # até semana passada
  2. Francês (37728) +/-0 # até semana passada
  3. Sueco (49176) +/-0 # até semana passada
  4. Inglês-Britânico (24967) -24 # até semana passada
  5. Alemão (66312) -75 # até semana passada

Trechos remanescentes para tradução no Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon", veja em https://translations.launchpad.net/ubuntu/gutsy/ (link em inglês)

Arquivos e RSS

Você pode encontrar edições antigas das Notícias Semanais do Ubuntu em: https://wiki.ubuntu.com/UbuntuWeeklyNewsletter

Você pode se inscrever no RSS das Notícias em: http://fridge.ubuntu.com/uwn/feed

Mais notícias do Ubuntu

Como sempre você pode encontrar mais notícias e novidades em:

e

Conclusão

Obrigado por ler as Notícias Semanais do Ubutnu.

Nos vemos semana que vem!

Créditos

As Notícias Semanais do Ubuntu são levadas a você por:

Vocabulário

Sugestões e Comentários

Se você quiser enviar uma idéia ou história que seja interessante mostrar nas Notícias Semanais do Ubuntu, por favor envie para a lista ubuntu-marketing-submissions@lists.ubuntu.com Este documento é mantido pela Equipe de Marketing do Ubuntu. Sinta-se a vontade para nos contatar a respeito de todos os interesses ou sugestões enviando e-mail para ubuntu-marketing@lists.ubuntu.com ou usando qualquer outro método na Página de Contato com a Equipe de Marketing do Ubuntu (https://wiki.ubuntu.com/MarketingTeam). Se você quiser contribuir em uma futura edição do Notícias Semanais do Ubuntu, por favor, sinta-se livre para editar apropriadamente a página wiki. Se você possui qualquer dúvida técnica, por favor envie e-mail para ubuntu-users@lists.ubuntu.com.

UbuntuWeeklyNewsletter/Issue76/PtBr (last edited 2008-08-06 17:01:28 by localhost)