UbuntuWomenPt

Bem-vindos

Bem-vindos ao Wiki do Ubuntu-Women! Smile :)

O UbuntuWomen é um grupo que funciona sob o Ubuntu por forma a encorajar mais mulheres a contribuir para o Ubuntu-Linux, um software GNU/Linux livre e de código aberto. Todos podem ser membros!

Os nossos objectivos:

Criar um espaço para as mulheres que queiram envolver-se no Projecto Ubuntu. As suas ideias, capacidades e experiências são muito bem-vindas. Incentivamo-la(o) a contribuir:

  • Habilidades Técnicas, por exemplo:

    • criando um grupo de mulheres que contribuam programando ou ajudando a desenvolver software para o Ubuntu
    • criando pacotes/fazendo manutenção de software a ser incluído nas próximas versões
    • fazendo triagem de bugs no Malone/Launchpad ou usando o Bugzilla

    • testando a actual versão beta do Ubuntu e relatando bugs
  • Habilidades de documentação, por exemplo juntando-se à Equipa de Documentação do Ubuntu e

    • reportando typos na documentação (manuais, tutoriais, ajuda, informação sobre o lançamento de versões)
    • revendo documentação actual e nova
    • lendo e resumindo comentários sobre a documentação
    • dando conselhos sobre formatação e publicação
    • contribuindo com secções especificas a documentos
    • trabalhando com uma equipa num documento especifico
  • Habilidades de Internacionalização, por exemplo, juntando-se ao Projecto de Tradução do Ubuntu e

    • juntando-se à equipa de tradução da sua língua, ou começando uma caso esta não exista ainda

    • testando aplicações traduzidas e documentação, procurando por typos e assegurando a máxima qualidade
    • aconselhando sobre localização: língua, codificação, fontes, formatações, linguagem apropriada e gráficos
    • traduzindo interfaces de aplicações (usando o Rosetta)

    • traduzindo documentação
    • A página de Tradutores do Ubuntu-Women contém informação introdutória, links para várias fontes de informação, tutoriais (inclusive como traduzir páginas do wiki), informação sobre o grupo i18n-mentor e uma lista da equipa de tradução do Ubuntu-Women. Quer vir ajudar-nos? Todas as frases traduzidas ajudam.

  • Habilidades de Comunicação, por exemplo:

    • juntando-se ao Fórum do Ubuntu, listas de correio do Ubuntu e Canais de IRC do Ubuntu, para partilhar ideias e experiências, ajudar outros utilizadores nas suas questões, planear e implementar melhorias no Ubuntu, criar um ambiente acolhedor

    • marcando presença em listas de correio de projectos fora do Ubuntu, adquirindo e partilhando informação por forma a manter o Ubuntu actual e relevante
    • escrevendo uma página como esta para o nosso sítio na Internet ou wiki
    • dando ou ajudando a dar tutoriais ou cursos específicos que explorem as necessidades dos utilizadores (p. ex., Comandos Básicos de Linux), cursos gerais ou para grupos específicos
    • persuadindo grupos de tomada de decisão dentro do Ubuntu de modo a alcançar as melhores mudanças para o Ubuntu
    • trocando informação entre grupos diferentes internos ao Ubuntu ou entre o Ubuntu e grupos externos
    • construindo uma comunidade: é sobre isto que é o Ubuntu

Isto são apenas exemplos. Quaisquer ideias, capacidades ou experiências que tenha podem beneficiar o Ubuntu e recompensa-la(o) com realização pessoal e interesse. Dê o primeiro passo, e sentir-se-a feliz por isso. Smile :)

Muitas das tarefas mencionadas estão sobre responsabilidade de grupos especialistas do Ubuntu (Ubuntu-devel, equipas de Documentação ou Tradução) e o seu trabalho irá, finalmente, convergir com a equipa principal no Ubuntu Linux. Todos trabalhamos juntos e desta forma o todo é maior que a soma das suas partes.

O que procura um grupo separado de Mulheres realizar?

  • Principalmente encorajar mulheres a participar mais numa área em que a actual participação feminina é de apenas 1.5% (estudo FLOSS recente). Comparado com outras actividades, o Software de código Aberto está a perder. Precisamos de mais mulheres no FLOSS, mas não é fácil estando continuamente numa minoria. O Ubuntu-Women quer especificamente encorajar uma maior participação feminina no Ubuntu. É mais fácil trabalhar em algo novo, ou melhorar algo, quando nos sentimos bem-vindos, valorizados e ajudados ganhando informação essencial e capacidades.

  • Por exemplo, numa área técnica:
    • A programação é altamente orientada ao desenvolvimento e as discrepâncias entre cada distribuição em FLOSS fazem com que seja ainda mais difícil identificar um problema "X" numa aplicação e saber como corrigi-lo. Nós esperamos aumentar o racio de diversidade ao criar uma atmosfera onde as mulheres possam comunicar abertamente e colocar questões técnicas sem qualquer medo de sofrer represálias ou serem ridicularizadas por colocarem as chamadas "perguntas toscas".
    • Às vezes você pode ter uma ideia vaga acerca de pacotes (problemas de dependências, ...) mas mesmo assim não tem a certeza de quais os ficheiros de código fonte que devem ser modificados ou como as alterações irão afectar outras aplicações. A lista de correio ubuntu-developer está limitada a trocas de informação com um nível técnico muito elevado entre contribuidores, os responsáveis pelos pacotes podem não ter tempo ou inclinação para mentorar novatos. Os membros U-W podem fornecer-lhe informação sobre desenvolvimento de aplicações, testes, triagem de bugs e redireccionar para as listas de correio certas e/ou para mentores que queiram partilhar o seu conhecimento.
    • Portanto:
      • O nosso papel principal é ser um suplemento e o primeiro passo para o grande mundo Ubuntu-Linux
      • Incentivar mulheres a participar, por exemplo, aprendendo como criar novo software FLOSS (ou contribuindo para software existente) e não apenas usar software GNU/Linux mas sim aprender mais sobre ele.
      • Encorajar e aumentar o numero de mulheres que usam o Ubuntu-Linux de uma forma especifica a cada país, patrocinando conferências em universidades locais, LUGs e escolas que incentivem outros a se juntarem.
      • Mentorar mulheres em áreas especificas (áreas técnicas, documentação, tradução e comunicação) para que tenham a informação e o suporte necessário a dar este novo passo, a ultrapassar barreiras ou dificuldades e para que estejam sempre a aprender e a crescer no mundo Ubuntu-Linux.

O que o Ubuntu-Women não é!

O UbuntuWomen não visa a segregação de mulheres, em vez disso, o seu objectivo é integrar as mulheres como iguais no desenvolvimento principal do Ubuntu-Linux. Lembre-se, qualquer um pode ser membro. Se o Ubuntu-Women está a limitar a sua participação na comunidade Ubuntu é porque não estamos a fazer o nosso trabalho. Se nós podermos ajudar a experimentar coisas nesta comunidade, a expandir as suas actividades e a fazer coisas que não fazia antes, então sim estamos a fazer o nosso trabalho. Smile :)

Projecto de Mentorado

Cada-Um-Ensina-Um

Potenciais mentores são exemplos a seguir, que partilham o seu conhecimento profissional e perícia técnica com os novos membros. As suas capacidades e experiências podem ser sobre qualquer uma das áreas acima mencionadas. Se achar que existem áreas que não foram mencionadas onde poderá encorajar positivamente outros dentro do Ubuntu-Linux, fale-nos delas! Como mentor(a), poderá ter a satisfação de encorajar outros a aprender e a crescer nesta vasta comunidade. Não pense que tem que ser um perito: qualquer conhecimento que possa transmitir e que ajude outros tem valor.

Para fazer parte da equipa de Mentorado por favor adicione-se à página wiki dos Mentores.

Contribuir para o Ubuntu

O nosso sítio na Internet (www.ubuntu-women.org) está actualmente a ser construído por voluntários. Se tem ideias não hesite em partilha-las connosco na nossa lista de correio. Venha daí e apresente-se! Temos já um grupo maravilhoso, com vários grupos culturais e ocupações: será muito bem-vinda(o). Smile :)

Listas de correio U-W: Subscreva a lista de correio Ubuntu-Women e use-a para debater ou colocar questões de todos os tipos relacionados com o Ubuntu-Linux. Poderá partilhar as suas ideias para novos projectos com os Mentores Ubuntu-Women e contribuir para projectos existentes que lhe interessem particularmente.

Documentação, Tradução e Comunicação: Se já viu os links que mencionamos mas ainda assim não tem a certeza de onde começar, pergunte na nossa lista de correio. Estamos a estabelecer Mentores nestas áreas e podemos encaminha-la(o) na direcção certa.

MOTU: Se é um(a) programador(a) e quer começar a testar, programar ou manter pacotes, junte-se aos Masters of the Universe e subscreva as listas de correio relevantes. O canal de IRC #ubuntu-motu-school está à disposição para os interessados em manter pacotes, testar ou qualquer outra actividade de desenvolvimento. Pode também subscrever a Lista de correio Ubuntu-MOTU

IRC e Fóruns: Junte-se ao canal de IRC de debate e suporte ao Ubuntu-Women: '#ubuntu-women' em 'chat.freenode.net' ou fale connosco na secção do Ubuntu Women no Fórum do Ubuntu.

Torne-se familiarizada(o) com as nossas ferramentas on-line como o Rosetta(tradução), Malone(bug tracking) e começará bem. O Ubuntu-Linux oferece uma vasta gama de oportunidades para escolher:

O Launchpad é fundamental à nossa comunidade. Torna muito fácil a personalização das suas actividades no Ubuntu e o acesso a todas elas. Uma grande quantidade de informação está lá à beira das suas mãos (ou o que quer que seja que usa para colocar informação) e o Launchpad mantém tudo organizado de maneira não obstrutiva. Crie a sua conta no Launchpad agora! A sua sessão no Launchpad permite-lhe também aceder ao bug-tracker (Malone), à interface de tradução (Rosetta) e a este wiki. É uma espécie de sessão canivete-suíço. Smile :)

Altere/adicione conteúdo a esta página: Primeiro, crie uma conta no Launchpad e adicione o seu nome e informação de contacto na sua página pessoal do wiki e ligue-a aqui. Depois, clique no link login to edit localizado no lado esquerdo do topo da página. Mais informação sobre a edição de páginas do wiki está disponível aqui. Este é um wiki MoinMoin, por isso talvez já tenha usado esta sintaxe antes.

Páginas Relacionadas

Recursos Externos

Como traduzir esta página

Veja Tradutores Ubuntu-Women, especialmente Como traduzir páginas do Wiki. O processo é simples. Smile :-)


CategoryCategory

UbuntuWomenPt (last edited 2008-08-06 16:37:35 by localhost)